quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Carta aberta a Rodrigo Hilbert

Caro colega, compartilho de seu desejo de viver e se comunicar. Como foi disseminado na internet suas habilidades, que tornaram muitos homens pouco habilidosos, com raiva de suas capacidades, devo dizer que te entendo. Não sofro das suas perseguições, mesmo sendo músico com dois CDs gravados e um terceiro na rede, pinturas vendidas pelo mundo, livros infantis publicados, personagens de quadrinhos, ter ilustrado para muitos jornais, infografias premiadas internacionalmente, desenhos animados feito para festivais e TV, duas graduações e pós-graduações, cozinhar (mesmo de forma amadora), escrever artigos e colunas, cuidar da mente e do corpo, fazer esculturas e ser diretor de artes. Quase um ornitorrinco. Ou seja, gostamos de ser ativos, gostamos de superar e não ficar acomodado. A minha diferença com você, seria então, apenas, não ter sua beleza. E isso conta para a auto estima de vários homens que ficam indignados, mesmo que brincando no discurso.
Compartilho sua indignação, quando formam grupos de facebook, criticando sua postura perante ao mundo. De se posicionar como compartilhador da vida a dois. Os dois tem deveres e dessabores perante a casa, criação de filhos, a escolha de quem cozinha e quem lava a louça, as compras da casa e pagamentos de contas, assim como a diversão do fim de semana e posições na cama. Já se foi o tempo, em que tínhamos modelos diferentes de sociedade. Quando entendiam que a mulher detinha o poder da vida, existia o matriarcado em tempos imemoriáveis. Logo depois, com os domínios dos mais fortes, vivenciamos o patriarcado que perdurou até o século passado, com resquícios sobrevivendo entre nossos avós e pais. Tem pessoas que dizem: “Na época do meu avô que era bom. A gente trabalhava e chegava em casa, a mulher tinha preparado a janta, arrumado a casa, minhas roupas e cuidado das crianças. ” Mas afinal, ele quer uma companheira ou uma empregada? O mundo mudou e nesse momento, o homem não sabe bem seu lugar na sociedade e principalmente nas relações, onde a mulher se mostra mais decisiva e por vezes sustenta a casa. Mulheres querem apenas alguém que seja companheiro na relação e em casa, independente do trabalho que façam.  Atentando que é sempre possível fazer e ser mais do que se é ou se faz. Deve se empenhar a fazer e ser mais do que o modelo padrão machista e preguiçoso nas tarefas do lar. Como diria minha amiga e boa conversa Sylvia Dietrich: “ Menos mulher-maravilha e mais homens empenhados e companheiros, porque é possível e necessário. ”
Compartilho de sua surpresa ao ver que você se torna alvo das atenções masculinas e femininas. Por motivos diferentes. As mulheres, desejando não só a pessoa Rodrigo Hilbert, mas também desejando se não for possível tê-lo, que apareça alguém nos mesmos moldes. Sem tirar nem pôr. Os homens, ficam com medo de perder suas namoradas, por estar muito abaixo do padrão criado pelo imaginário feminino atual e se não perder, que vá estragar seu modo de vida. Mas pensa bem. Não é um padrão alto. Apenas é o correto. Nenhuma mulher iria querer menos. Se antes a mulher procurava alguém apenas que pudesse sustentar a sua vida, hoje ela quer abraçar a vida. Quer ter uma vida de emoções completas e quer alguém que abrace a vida da mesma forma. Se ela, que tem gastos e sofrimentos para ter uma aparência linda para a sociedade, comportamentos dignos, trabalhar e resolver os problemas do lar, por que o homem também não? Você pode continuar lendo Zygmunt Bauman, Chris Anderson ou Henry Jenkins e ao mesmo tempo puxar um ferro e cuidar da sua pele. Esse admirável mundo novo está aí para ver sua companheira ao seu lado e não como tempos atrás quando o homem andava na frente e a mulher atrás (salvo no caso da guerra, onde a mulher andava na frente, caso houvesse uma mina, explodiria ela e o homem estaria vivo para lutar nos campos de batalha).
Compartilho de sua paz independente das comoções e injúrias com você. Normalmente, as pessoas felizes e que praticam ioga e a iluminação interior, não se abalam com o ódio e tristeza do outro, pelo contrário, sentem dó daquelas que precisam falar mal das outras por achar que não tiveram amor e carinho suficiente em sua infância. Essa pessoa merece o perdão de todos e deve ser acarinhada por quem possa fazer. O alimento interior, não necessita de uma religião específica. Apenas amor no coração. Encontramos por vezes ateus que são mais cristãos que aquele carola que expõe sua natureza religiosa sempre. Quem tem paz no coração, consegue respirar de mais de dez formas diferentes e dar atenção a sua comunhão com a natureza, amigos, familiares e aqueles que distribuem amor a quem não conhece. Por essas e outras, acho que você está bem. Não precisa na verdade de apoio e sim que a brisa leve essas manifestações de ódio para longe, como sempre faz.
Então, amigo, dito isso, o que acha de me ajudar com uma receita simples de cordeiro? Nunca consigo fazer algo saboroso e leve ao mesmo tempo. Fique à vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário