terça-feira, 6 de agosto de 2013

7 perguntas para Stil

A animação Antunes e Bandeira, que tanto conquistou e está na memória dos fãs, com os novos programas de computador e a facilidade de se fazer animação em casa, não pode dar uma vontade de reativar os personagens para uma nova série de animação? Ou até voltar a publicar quadrinhos deles...

Stil- Tenho 26 roteiros da dupla e bati em TODAS as portas! Mas não desisto.

Alguns dos primeiros curtas produzidos por Walter Lantz e Alex Lovy, no início dos anos 40, apresentavam muitas vezes uma animação fora de padrão ou modelo, algo que pode ser conhecido como "Animation bump". Como resolver esse problema numa animação autoral como a sua que precisaria de outros animadores com traços diferentes para termos uma série?

Stil- Festivais. Compra de material pelas TVs. Com mercado logo aparecerão os profissionais.

Qual foi o impacto de Batuque na sua vida profissional?

Eu pertencia ao Grupo Fotograma e desenhei o Batuque na vidraça da janela de um apartamento que alugava na Paula Freitas. O Grupo era de esquerda e se opunha ao regime militar. Era arquiteto do DER e fui mandado para a rua... Outros colegas foram presos e torturados. Foi quando eu decidi filmar os papéis onde estava o Batuque. O Graça Melo me financiou, concorri em Brasília e ganhei os prêmios do júri e do público. Isto foi em 68, e gerou outros filmes no mesmo estilo, desenho sobre papel de embrulho. Em 72, a bonança. Fui contratado pela Rede Globo, onde tinha uma liberdade jamais sonhada. Saudade do Augusto Cesar Vannucci; um gênio.

O espaço para animação de abertura ou interação nos programas de televisão mudaram de foco? Quando você ou Borjalo ou até mais recentemente o Humberto Avelar faziam, parecia mais orgânico e hoje parece mais pasteurizado.

Stil- Já bati em TODAS as portas tentando dar a minha contribuição para que isto evolua.

O Zeca Tatu participou de uma das reativações do mercado de quadrinhos no Jornal do Brasil e era bem produzido junto com o Uranga e o Humberto Avelar. Existe planos de reapresentar o material para o mercado?

Stil- Já bati em TODAS as portas. E agora o Arturo se foi para a sua Argentina.

O dinheiro que a antiga EMBRAFILME tinha para produção de filmes, era distribuído de forma inocente e amadora? E como foi sua inserção neste meio?

Stil- Acho que a EMBRAFILME foi a base sólida de um cinema que se concretizou. Naquela época era uma porta que se abria. Será que as pessoas acham que eu já dei o que tinha que dar? De qualquer modo, o computador aqui está abarrotado de roteiros e projetos. Só desisto quando perder a razão ou viajar para Al-di-la.

Quais os novos planos?

Stil- Estou trabalhando numa série de livros, inclusive um com as minhas peças. Adoraria fazer uma série deles para espalhar a ideia de peças fáceis para as turmas de colégio, com o texto e sugestões de figurino. Se alguma editora topar, poderia incluir na sua web page os diálogos, partituras e as músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário