terça-feira, 13 de agosto de 2013

06 perguntas para Orlando Pedroso

1) A série ‘Como o diabo gosta’ é lembrada sempre no conjunto da sua obra. Anjos e demonios estão presentes sempre no pensamento do artista ou no seu processo de trabalho, vai acumulando idéias ao longo do dia que contemplem esse tema?
 orlando – essa exposição foi um marco na minha vida. estava em crise com meu trabalho, com meu traço, com o fato de ter migrado dos grandes formatos para o A4 do scanner, etc.
 acabei chegando a esse tema por acaso.
 o espaço unibanco de cinema, na rua augusta, em são paulo, me ofereceu um espaço para expor e eu não tinha nada pronto.
 uma jornalista da folha me pediu um desenho de um diabo e foi aí que descobri que esse poderia ser um bom tema.
 o demônio é um anjo que não se encaixou e que acabou sendo amaldiçoado, como muitos de  nós.
 
 
 2) Nos EUA temos para os ilustradores: sites, portais e anuários, relação com agentes, questões de valores e pagamentos. Como podem os ilustradores brasileiros terem chance de trabalhar dignamente, sem as poucas relações que existem nos EUA e ainda ter um mercado que parece estar sendo dizimado pelo fechamento de revistas e redução dos postos em jornais diários?

 orlando – vivemos um período inédito, de grandes mudanças na forma como a imprensa era tratada.
 hoje, emprego é somente um substantivo. não existe vínculo entre profissionais e o veículo que lhe dá trabalho e isso é muito ruim mas esse é o cenário e há pouco a fazer.
 outros países, em maior ou menor intensidade, também acusaram o golpe. não há leitores dispostos a pagar pelo o que a imprensa produz.
 notícia vc pesca na internet através de portais e dos milhares de blogs ou micro-blogs disponíveis.
 eles produzem no tícias não filtradas, muitas vezes não trabalhadas, cheias de achismos mas que alimentam a roda gigante da net.
  por outro lado, agentes funcionam somente em países com a economia acelerada em que há muito trabalho e a mão de obra não dá conta.
 aí é onde o agente entra buscando melhor preços e espaços para seus clientes.
 no brasil os negócios ainda são levados de forma amadora. não que só os agentes sejam profissionais mas aqui ainda vale muito o “passa aqui pra tomar um café”.
  valores, bons contratos e oportunidades só acontecem em países que se esforçam para que a economia forte seja boa para todos.
 hoje, ela funciona bem para bancos, montadoras e fábricas de bens como tvs e geladeiras.

   3) Qual a resposta que seu blog tem dado?
 orlando – o blog é uma das coisas que eu mais tenho gostado de fazer. ele é o meu planeta diário, meu folha do orlando.
  lá posto meus desenhos, falo sobre exposições e lançamentos, entrevisto gente além de meter meu bedelho onde achar que devo.
 ilustradores acham que devem ficar quietos sem opinião de nada e cartunistas acham que seu desenho já diz tudo e nem sempre é assim.
 importante vc se manifestar como artista e cidadão.
 
 4) Por que os cartuns eróticos não tem muita saída no Brasil? Falta mercado?
 orlando – pensei muito nisso esses dias.
 eu comecei a produzir algumas coisas com certo grau de erotismo algumas vezes na vida. aliás, boa parte do meu trabalho orbita por isso mas dias atrás assisti um documentário chamado o sexo nos quadrinhos que apresentava coisas muito legais, especialmente francesas e pensei no quanto estamos longe disso.
 aqui há um erotismo mais bundudo ligado ao funk como eram as mulatas do morro no auge do samba. poposudas e mulheres saradas. meio sacau isso.
 se vc pergun tar o nome de alguém do desenho nessa área, vão citar o manara. é pouco, não?
 realmente acho que pode ser uma excelente idéia trabalhar em algo nessa direção.
 
 5) Quais os desafios que a SIB enfrenta nesse mercado? Quais os pontos negativos?
 orlando – a sib a entidade de ilustradores mais longeva que o brasil já teve. ela promove a reunião e debate em torno de ilustradores profissionais e suas questões.
 nunca foi ou agiu como sindicato e esse, acho, é seu grande mérito.
 tudo é na base da conversa, do questionamento.
 como toda entidade organizadas por desenhistas que têm sua vida profissional a ser tocada, ela depende da boa vontade de associados e de seu conselho. a equação não é simples.
 os conselheiros dedicam seu tempo voluntariamente.
 neste instante a entidade passa por reformulações e promove, durante o ilustrabrasil!10, em outubro, um seminário para discutir seu futu ro a médio e longo prazo.
  
 6) Quais os novos planos?
 orlando – a sib está, neste instante, reformulando seu site e todo o sistema de controle e participação dos associados.
 esta será a última edição do ilustrabrasil! nesse formato tradicional.
 a partir de 2015, se tornará uma bienal, mais abrangente e completa.
 negociamos participação nas feiras do livro de frankfurt e bolonha em que o brasil vai ser homenageados mas isso ainda é segredo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário