quinta-feira, 26 de julho de 2018

Posteridade


A posteridade nunca foi um lugar seguro, por mais que todos queiram alcança-la. Já foi o tempo em que o pior de se esperar de um merecedor de homenagem pública, fosse o desrespeito de um passarinho ao seu monumento em uma praça. Hoje com a velocidade da internet e os áudios e vídeos, podemos ver o que aquela figura pública está pensando sobre um determinado assunto. O que espanta, é que mesmo sabendo disso tudo, uma pessoa seja capaz de demonstrar toda sua incapacidade e não se importar nem um pouco com o que os outros vão pensar. Isso na melhor das hipóteses. Eu, no meu caso, iria pensar e repensar antes de qualquer declaração. Quantos vão ler ou ouvir um testemunho que pode ser decisivo na vida delas? Penso que é sério isso. Aqueles que decidem não vacinar seus filhos, por decisão própria, sem menor conceito científico e ainda influenciam outros pais a fazer o mesmo é uma barbaridade. Pode levar seus primogênitos a morte e contaminar uma sociedade inteira. Sem justificativa!
Um tempo atrás, meu editor pediu que eu fizesse uma charge falando sobre a péssima influência do Neymar pai não só sobre seu filho, mas em toda delegação. Todos tínhamos uma vaga idéia do que estava acontecendo, por histórico dessa forma de agir no passado, mas não conseguia matutar nada que o público mundial pudesse compreender em uma imagem. Optei, por uma mensagem icônica de Neymar e seus tombos que o levaram a ter a grande imagem arranhada e tornando-se a maior chacota não só no período da Copa, mas estende-se até os dias de hoje. Acabei, sem opções, poupando Neymar pai. Mas ele não ajuda. Mas uma vez vemos ele envolvido em mandos e desmandos, festas, intromissão e desrespeito. Isso por baixo.
Antigamente, esperávamos encontrar estórias com um grande escândalo sexual, afinal não é raro, na biografia moderna, que um nome público que não tenha seu nome envolvido em alguma cena de incesto, travestismo, bestialismo, ou alguma outra prova que era uma figura com desejos reprimidos, guardando seus segredos em pastas de seu computador pessoal. Hoje, ninguém sente perigo de ser hackeado e ter seus nudes roubados por um outro mal-intencionado.
Talvez isso não importe mais. O que dizer por exemplo, de um candidato, que está em segundo na disputa à presidência da república que não se importa em falar mal das minorias, de proferir barbaridades e incitar o ódio entre todos? Nada acontece. Então, vemos que você não tem mais limite. A escola Trump está fazendo seus discípulos pelo mundo e como não bastasse, assina em baixo suas declarações. Sem medo de ser pego pelas câmeras. Aliás, em um possível segundo turno entre Bolsonaro e o Pai do Neymar, em quem você votaria?
Temos um problema muito grande pela frente. Um problema de formação que é difícil de tratar a curto prazo. Serão várias e várias gerações para consertar o dano feito em muito pouco tempo. E essas pessoas, apenas esperam seu momento para despejar seus problemas pessoais na sociedade, afinal, dá muito ibope aquela pessoa que fala loucuras, do que a que semeia a paz. 
Neymar pai é um desses problemas que vão influenciar o nosso futebol e no exterior. Por aqui, foi o único que se hospedou com a seleção e imagina os impropérios que devia falar diariamente na cabeça dos dirigentes. Promoveu festas e quando perguntado por uma repórter, sobre a questão, respondeu como de se esperar de uma figura, que pensa ser o dono de tudo e que pode comprar tudo. Você pode compreender, as atitudes do filho dentro e fora do campo, observando seu pai. Já está na hora de mudar tudo nesse momento, se realmente queremos voltar a ser respeitados no futebol, sem medo de exagerar, querendo o melhor.
Hoje em dia não há nada pior para uma figura pública do que a vida pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário