quinta-feira, 24 de maio de 2018

Matrix nossa de cada dia


Em qualquer cultura do mundo, o casamento é o momento de celebração mais aguardado por muitos. Muitos paramentados, outros simples, mas todos importantes para quem está assinando esse compromisso religioso, tendo familiares e amigos prestigiando. O único de tempos em tempos que recebe atenção do mundo todo e movimenta milhões de dólares é o da família real britânica. Um evento que movimenta toda a cidade, que recebem turistas e corrobora para manter a tradição da monarquia ainda atuante no país e em alguns outros países. É claro que a pompa é a tônica mais importante. Todas as classes sociais ficam vidradas nesse evento, fazendo com que, em alguns casos, não só acordem cedo para ver na televisão, mas se vista a caráter para ocasião. Você acorda ás oito da manhã e vê sua mãe elegante e pintada na frente da TV. Um desejo incontido de alguns por terem o mesmo tratamento algum dia, mas é bom sempre lembrar, que a diferença que ele é herdeiro de uma coroa real e o resto do mundo não é. Tal qual o juiz inglês usa peruca e toga, para diferenciar do réu.
Outro fator interessante é mostrar para seus súditos o quanto é uma pessoa sóbria. Afinal, o respeito pela casta, é importante para que a população aceite que uma família deve ser custeada por todos ad infinito. A circunspecção é o seu parâmetro, é o que os distingue de nós plebeus. Não se abalar com a opulência e regras. Eles entendem da substancia vital para todos no planeta, que é o dinheiro e nós não. A quebra de protocolo mais assombrosa, foi pedida pelo próprio príncipe, que foi usar barba no casamento, o que deixou mais sério e foi um gol dentro dele.
Eu sou a favor sempre da humanidade. Para mim todos são iguais. Eu até poderia sugerir que todos ao redor do casamento poderiam estar vestidos normalmente e os noivos nus. Tal qual a fábula do Rei nu, traria uma certa humanidade e uma proximidade com o resto da humanidade. Você poderia reparar na noiva e dizer:
- Ela também tem aquele ossinho perto do quadril...
Nus estariam, realmente, perante a Deus, pedindo a benção. Não haveria a relação que muitos veem da corte imperialista, que comandam o dinheiro e que a tirania que sofrem durante séculos não deve ser celebrada. Partem do princípio básico que vivemos numa Matrix. O valor do dinheiro e sua relação com o mundo é uma mentira impressa (que leva muitos coliformes fecais), a qual são acrescentadas abstrações como os juros. Mas isso é uma conversa para depois.
Dois fatores interessantes que me chamou a atenção:
Primeiro, as sucessivas quebras de regras. Príncipes devem se casar com princesas de origem nobre. Isso é uma tradição importante, pois o casamento real nunca foi por amor, e sim por interesse econômico, interesse por terras, enfim, negócios. O príncipe Charles, foi o primeiro a quebrar essa tradição, se casando com uma plebeia, segundo ele, por amor. Por isso, ela nunca teve o título de princesa. Ela ganhou da Rainha Mãe, um outro título: A princesa de Gales. Assim como ela, as outras princesas também ganharam seus próprios títulos. Uma tendência? Saiu o interesse, para assumir o amor real (sem trocadilhos)? Outra coisa interessante, do qual nosso príncipe brasileiro não tolerou, foi um casamento interacial. Isso foi muito moderno e muito bonito. Foram quase 300 anos de escravidão promovida pela coroa britânica, com histórias muito tristes e no início do século 21, temos a união e o início de um perdão velado a esse passado. Nisso, eles ganharam meu respeito.
Mas muito foi dito pelo vestido de noiva. Dei a sugestão de casamento nu, mas mesmo que estivessem vestidos de arlequim e colombina, não perderiam o valor nem a autoridade para mim. Afinal, eles continuariam mandando no dinheiro, sem se preocupar com a existência dele, independente disso, mas pelo menos reconheceriam que todos nós participamos da mesma burla consentida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário