quinta-feira, 3 de maio de 2018

Como tudo começou


Somente eu posso dar esse testemunho com exatidão. Eu estava lá! Era o começo dos anos 80, e tinha uma banda de colégio chamada Thebanda. Eu era o vocalista da banda de new wave, com cabelos estilo Mullets. Lembro dos primeiros acordes do novo rock Brasil com precisão, com absolutamente todos os detalhes. Nesse quesito sou um verdadeiro cinema verdade. Quem me levou para ver uma apresentação da Gang 90, no Circo Voador, ainda na praia do Arpoador, foi o próprio Júlio Barroso. Afinal, parente faz anúncio com parente. Lembro de suas palavras carinhosas:
- Meu! Você tem que ir, cacete!
Ele ainda estava testando suas backing vocals, e compondo suas músicas para a apresentação. Quem me colocou para dentro, pois estava duro foi o Perfeito Fortuna ou prefeito Fortunati...um dos dois. Lá estava ele. Ainda deu para ver que estavam presentes, algumas figuras.
Hamilton Vaz Pereira, Luiz Fernando Guimarães o Geraldo Casé que estava levando sua filha Regina Casé. Aliás, ela ainda estava usando o uniforme de escola nesse dia. Herbet Vianna, Paula Toller, Rodrigo Santos, Tim Maia...não, o Tim com certeza não foi. Se foi, estava dando uma de síndico no Circo.
Foi um show histórico, tinha uma galera nova e das antigas também. Tinha os irmãos Renato e Rene Russo, Dolores e Duran Duran e Baden Powell. Evandro Mesquita estava lá também. Ele estava formando na época, uma banda nos moldes do B52.
Era tudo muito informal. As pessoas saiam da praia direto ver algum espetáculo alternativo no Circo Voador. Então, você via gente chegando do trabalho de gravata e pasta, assim como o jovem de sunga e óculos da Company. Eu fui com meu velho violão Gianini e tentei me integrar com o povo. De saída, fui tocando músicas do Saara Saara e Major Tom, alter ego do David Bowie. Inventei uma batida mais moderna que colava com esse ritmo muito louco. E vendo que o pessoal da banda A cor do som estava próximo, de improviso, compus “Você não soube falar”…Desce dois desce mais, Amor pede uma porção de carne seca e macaxeira? Okay você venceu carne seca e macaxeira! Ai blá blá blá blá blá blá blá blá blá Ti ti ti ti ti ti ti ti ti ...
Depois plagiaram e modificaram a letra. Mas posso afirmar que tudo começou ali, naquela apresentação da Gang 90 e as absurdettes. O pessoal cheirava loló, que não era minha praia. Eu gostava de grapette na época, mas já rolava muita cerveja no copo de plástico, assim como Whisky clandestino de mão em mão. Ali, vi pela primeira vez, Billy Blanco e Billy Black ficarem bêbados. Famoso Black and White. Ou será que eu estava? Naquela noite também, depois de uma chuvarada, vi nascer a composição, os primeiros acordes de Alagados, do Paralamas do Sucesso.
“Alagados, Francisco Bering, perto do Posto 7, A esperança não vem do mar, Nem das antenas de tevê”, depois, Herbert amadureceu a letra e lançou mais tarde a letra que conhecemos até hoje.
Foi uma noite e tanto. Acabou apenas de madrugada, e como não tinha o famoso prato de língua de boi, do Nova Capela de hoje, fui caçar um joelho com cebola e um suco de morango ao leite em algum pé sujo próximo. Dava para ver a alegria na tez de cada um que estava lá naquela noite.
Sei que existem outras histórias sobre o começo do Rock Brasil dos anos 80. Mas eu posso comprovar, pois estava lá! Ou será que eu sonhei ou estava bêbado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário