quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Expressões


Eita!
Interjeição de espanto e sua variação popular, Eita porra! Aí a sinceridade do ser humano mostrou sua força numa expressão que resume tudo. Ela é a união de PELAR-SE DE MEDO e BORRAR AS CALÇAS. Ao dizer isso, o proferente quer dizer: “ estou estupefato com essa situação! ” Claro que soa muito formal e sem a onomatopeia de surpresa, espanto. Também não dá para encaixar em uma frase como: - “ estou estupefato com essa situação! Não sabia que iriam vir tantas pessoas para a inauguração do forró! ” Não cria impacto! Agora, refazendo a frase e falando: “ EITA! Sou infeliz da costa oca, quanto sujeito pirangueiro para o rala-bucho! “ Fala sério? Nunca usar o eita em vão. Sempre ver se cabe uma interjeição de tamanha força, para não ficar na posição em que Napoleão perdeu a guerra.
Vou tomar providências!
Pode ser uma grata surpresa ou um desaforo! Se for pensar em regionalismo, essa frase não funciona no Rio de Janeiro. Soa como “ A gente combina! “, ou seja, nunca vai acontecer. Em muitos casos, a expressão corporal conta muito. Quando o cidadão solta a expressão e sai de perto, com certeza não vai arcar com as consequências. Dedo em riste é perigoso. Sendo dita por políticos, sempre fique com um pé atrás ou acenda uma vela de mais de metro para São Tomé.
Melzinho na chupeta!
Dá até para sentir o gosto e o prazer da expressão. Traz lembranças da memória afetiva. Geralmente mais ligadas aos adultos carentes, do que aos bebes, afinal, crianças com idade inferior a 2 anos não podem consumir mel. Geralmente usada para expressar uma facilidade de realização, como na frase: “ A prova foi um melzinho na chupeta. Tirei 10! “ Errado! Se você pensar bem, o mel custa R$ 35 meio litro. Ter uma chupeta com idade posterior de 5 anos, pode ser constrangedor e unir o mel a chupeta em público, mais estranho ainda. Então a expressão é usada erroneamente pelos usuários. Não faça isso!
Sexo não é tudo!
Frase tão antiga quanta a mais velha profissão do mundo, é geralmente usada por quem tem mais de 70 anos. Você pode encontrar a frase alternativa, sem a adição do NÃO, em várias redes sociais, sites de relacionamento e cantos escondidos das escolas do ensino médio. Nunca use a expressão para ganhar aquela gatinha. Elas não querem isso. Aliás, todos querem isso. Não use de forma errônea. Até por que, de fato, na madrugada, na secura, para você amigo que está em busca de emoções fortes e não encontra ninguém, a bruxa de hoje pode ser a Bündchen de amanhã.
Pica das galáxias!
Não, não é! Muito pelo contrário! Usada de forma indiscriminada, se assemelha a expressão: “ Isso é batata! “ Nada no universo é batata, a não ser a batata! O exclamativo quer exaltar o sujeito que possui o poder e a glória de um membro masculino (que Freud afirmou que as mulheres teriam inveja do dito cujo) a nível universal. Estamos ensaiando nosso pequeno passo ao infinito e além, com o planejamento de colonização de Marte. Somos café com leite nesse universão. Nunca tivemos contato com nossos irmãos estelares, quanto mais suas partes íntimas. E se forem pouco dotados? Se o sexo no universo for feito através da mente? Se na Terra, não temos o Pica terrestre, quanto mais da galáxia! Muitos homens, como sempre, falam mais do que é. Aliás, não podem nem dizer que são pica terrestre, nem pica brasileira. Tem que se contentar com pica caseira. É mais honesto.
Sabe com quem está falando?

Muito usado por autoridades, excelências e agora fazendo muito sucesso entre os políticos no Brasil e no mundo. Mas, fora essas instancias, geralmente, com ninguém. Nem funciona mais quando recebe uma multa de trânsito ou quando está jogando truco. Essa expressão é um desejo de consumo de parte da população, que também sonha em dizer: Siga aquele carro! e Não, vou pagar à vista mesmo. Para soltar essa expressão é preciso ter uma grande dose de arrogância, petulância e ter poder que acha que tem. Não tente isso em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário