quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Escroque passado a limpo


    ESCROQUE é uma palavra antiga. A palavra escroque é um Galicismo, se aportuguesa da palavra ESCROW do alemão ou escroc do francês, que foram derivadas do documento financeiro, posteriormente usado de forma pejorativa, que conhecemos hoje como indivíduo sem escrúpulos; intrujão; vigarista. Essa palavra foi um dos adjetivos usados no best-seller sobre Donald Trump pelo vencedor do Pulitzer David Cay Johnston. Ele ainda usa outros vocábulos...não é só xenófobo, racista e defensor da tortura – é ligado à máfia, ao narcotráfico e a vigarices como fraudes fiscais e suborno de promotores. “Se comporta como um ditador”, resume o jornalista, que acompanha o magnata desde a década de 80. Trump seguiu os passos do pai em investimentos imobiliários de luxo em áreas antes degradadas. Vai como um trator em seus negócios. Tentou o Brasil também (mesmo dizendo que somos porcos e moramos no quintal deles), mas nada foi feito na área portuária e ainda embolsou uma grana preta. A que foi construída em outro local, tem apenas alguns andares prontos. Enfim, se antes fazia o que bem entendesse, ele agora pode esnobar, por que tudo isso vira secundário, terciário ou quaternário, sendo agora não só o verdadeiro Tio Patinhas, mas sendo o dono do mundo, como se autoproclama.
   Se você assimilar ESCROQUE, muito cuidado. Não vá assimilando de qualquer maneira. Não é qualquer ESCROQUE. Colocou uma nova dimensão. Dimensão ultramegasuper bombada. A sua primeira missão será deportar os não americanos ilegais. Tudo contra os imigrantes, no país que se orgulha de ter sido criado a partir dos imigrantes. A terra das oportunidades!
   Eu por princípio, não acredito que uma pessoa com um currículo, discurso recentes, mude suas atitudes de uma hora para outra. Dizem que o congresso terá que aprovar suas intenções e nada vai ser imediato. Uns dizem, deixem ele trabalhar. A verdade é que esse passado ESCROQUE nuca vai deixar de ser. Se mudar radicalmente, quando se olhar no espelho, não estará olhando para nada. Tudo que ele conquistou, foi devido a esse passado. Por que mudar agora? Por que se tornou estadista?
   Dias negros ainda virão, pois, a cultura do ódio vai eleger mais gente pela Europa, onde a onda anti-migrantes cresce e muitos ESCROQUES ainda vão aparecer como figuras populistas e fora do padrão político de antes. Quem sabe Mabus ainda vai aparecer no oriente para uma disputa de forças o mundo?

   E quanto a esse futuro tenebroso, fico com a opção de Erich Segal, pelo amor. “O verdadeiro amor acontece em silêncio, sem estardalhaço. Quem ouve sinos precisa consultar o otorrino. ” Dizia. Eu espero agora ansioso pela data limite de 2020, onde Chico Xavier, previu o ponto que vamos experimentar a compreensão entre os povos. Até lá, vamos piorar para poder melhorar. Que venham os ESCROQUES, pois quem sabe aqueles que os defendam, possam entender o problema que colocaram no poder que vai afetar o mundo e mudem a palavra ESCROQUE por SUPIMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário