terça-feira, 15 de julho de 2014

06 perguntas para Nelson Cruz


1) Você sempre teve seu estilo próprio, muito marcante. A atividade nas redações de jornais foi benéfica para o traço ou apenas para rapidez na execução? Resposta: Depois de trabalhar por cinco anos na redação do Diário da Tarde, considerei que tinha passado por uma verdadeira universidade de ilustração. Ilustrar todos os dias política, economia, cultura e cidade foi para mim um período de grande aprofundamento no conceito de leitura de imagem. Como procurava ilustrar sem acrescentar texto às ilustrações afinei muito minha percepção do que era comunicar sem palavras. Depois de cinco anos de redação percebi que começava a repetir soluções e idéias. Aí, investi na criação de três livros sem texto. Depois e aprová-los na Ed. Paulinas, fui na sala do editor(Fábio Doyle, lembra¿) e pedi demissão. 2) Alvin Toffler, escreveu a tempos atrás, que a terceira onda (onde vivíamos no campo e trabalharíamos em cômodos com transmissão de dados por computador) seria uma realidade breve. Você, morando em Santa Luzia pode afirmar essa teoria? Resposta: Bom, não vivo exatamente dentro de um cômodo mas, estrategicamente, prefiro a vida com internet do que numa redação de jornal. É claro que a idéia de Alvin Toffler passa uma expectativa de que o trabalhador viveria num casulo produzindo como se fosse uma abelha, em função de uma sociedade de consumo... me parece. Moramos em Santa Luzia por vários fatores, uns eu controlo outros não. Mas, até certo ponto comando minha ações, rsrs. 3) Como foi o início dos trabalhos com literatura infantil?
Resposta: Em princípio, foi uma opção artística e um recurso de trabalho. Aos poucos fui descobrindo que era uma plataforma incrível para veicular idéias. 

4) Seu trabalho se tornou autoral com o tempo. Foi uma busca ou foi natural? 
Resposta: Foi natural e também foi uma busca. Percebi que desejava ilustrar histórias que existiam apenas na minha cabeça. Ninguém as escreveria. Investi muito em narrativas de imagem já que não dominava a escrita. Acontece que escrever é necessário para quem deseja criar histórias. Outro motivo que me conduziu à autoria foi reconhecer que merecia ter direitos autorais pelo trabalho que fazia. Venho exigindo isso diretamente nas negociações de contrato mas, com o tempo, passei a me dedicar apenas a projetos pessoais. 5) Quais são suas influencias? Resposta: Influências são várias mas, o que não esqueço é a influência do cartum na minha carreira. Principalmente, o cartum sem texto. Além da caricatura, é claro. Na ilustração, dois grandes nomes me incentivaram com seus trabalhos; Dusan Kallay(Dúxan Calai) e Jindra Capek (Xapec Indra), eslovacos. 6) Quais os novos planos? Resposta: Dizem que todos os livros já foram escritos. Eu digo que ainda falta um: o próximo. Então, vou tentar fazê-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário