terça-feira, 22 de julho de 2014

06 perguntas para Fábio Zimbres


1) A descoberta dos quadrinhos como atividade profissional foi uma realidade
tranquila ou trouxe discussões internas?


Eu não queria ser profissional de quadrinhos. isso foi bem fácil de definir e eu não tinha dúvidas disso.

2) Como seu trabalho chegou a ser publicado na Chiclete com Banana?

Por causa do que eu tinha feito pra Animal e para uma tira semanal de pouca duração na Folha de SP naquela época.

3) Artistas alternativos acabam tendo que encontrar espaços próprios ou o mercado absorve todas expressões sem grandes dificuldades?

O mercado é muito mais variado do que qdo eu comecei. existem mais
alternativas. na verdade considero os espaços próprios criados pelos
autores como parte do mercado. as editoras grandes sempre vão ter um
limite e não conseguem absorver tudo e todos, e nem tudo e todos
produzem para serem lidos por milhares. Mas as coisas que os artistas
produzem - livros, revistas, zines, blogs etc - estão aí para serem
encontrados, lidos e desfrutados como qq coisa. E acho que artistas
podem ter a liberdade de aproveitar tudo o que tem a disposição, desde
grandes editoras até máquinas jato de tinta.



4) Você tem um trabalho gráfico digno das exposições contemporâneas. Como
você vê o mercado do desenho na arte?


O desenho é bem valorizado na arte. modas vão e vem mas o velho ato de
aplicar tinta ou riscar alguma sobre superfícies continua fascinando.
videos e outras midias, outros suportes para ideias artísticas etc,
não mudam isso, só ampliam os nossos meios de nos entender através da
arte.

5) Quais suas influências?

tem os que me deram coragem de meter a mão na massa, tipo o Hermeto
Paschoal. tem os que eu tinha inveja do que fizeram, tipo o George
Herrimann, Pazienza. tem os que eu copio o tempo todo, tipo Altan. É
uma lista longa que inclui vários amigos, tipo o Jaca e desconhecidos,
tipo um cara que prega plaquinhas dizendo que Jesus Cristo voltará
pela cidade de Porto Alegre.

6) Quais os seus novos planos?

seguir minha série para o Suplemento, apesar de sempre me atrasar,
fazer desenhos animados para um músico amigo meu e outras coisas,
exposições, múltiplos e novos livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário