quinta-feira, 25 de março de 2021

Lançamento do CODINOME: BOTO 02









Em 2017, foi lançado, na livraria Travessa, o livro Codinome Boto, de André Barroso, pela editora DataCoop. Numa edição de luxo, com prefácio do grande crítico de cinema, Rodrigo Fonseca; o livro traz uma história inédita da figura mítica do Boto combatendo o crime no Estado do Rio de Janeiro. Além de uma figura do inconsciente coletivo nacional, o personagem se impõe como uma verdadeira estética de super-herói nacional. Diferente da imagem pop americana, dos super-heróis que marcam estética americana, outros países fazem o mesmo para encontrar suas imagens míticas, como Asterix para a França, Holger Danske na Dinamarca ou até DragonBall para o Japão. O livro ainda conta, com trabalhos reunidos do artista em diversos jornais diários e blogs do qual trabalhou.

O número 2 traz o boto sob a ótica do artista mineiro Melado, com texto de André Barroso. Melado  sempre foi uma jóia rara na ilustração, comparada aos traços de Moebius. Trabalhou com Nilson numa série de tirinhas chamada Quixotó e Sanchulé e mais tarde criou o personagem Grafite pelo Diário da Tarde. Foi ilustrador do jornal até sua extinção. Possui inúmeros trabalhos publicados, entre eles, Memórias Póstumas de Brás Cubas, em quadrinhos. CODINOME BOTO foi editado pela Proverbo, tem o prefácio da deputada federal Talíria Petrone.

Num mercado editorial pequeno e competitivo como o nosso, acabamos perdendo espaço para escritores de fora e histórias importadas. É para mudar esta realidade que este livro sequencial existe! A luta é pela publicação de uma história genuinamente brasileira, com personagens inspirados em nossa cultura. Publicar um livro para um profissional de imagens é muito importante, mas o processo de entrega de material a uma editora (pequena, média e grande) é um pesadelo. Precisamos encarar o fato de que muitas obras enviadas para as grandes editoras são ignoradas, nem mandam resposta positivas ou negativas. A saída sempre foi autopublicar ou publicar em uma editora com compromisso com o autor, como foi o caso da primeira publicação pela DataCoop.

O lançamento será virtual, pelo instagram @andrebarrosoebanda, e por dois debates e outros canais no mesmo dia 06 de Abril.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário