terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

06 perguntas para Carlos Contente



1) Um trabalho muito conhecido seu são os mini-auto-retratos. Eles estão presentes em muitos trabalhos hoje em dia. A idéia começou com algum humor ou foi intencional?

O auto-retrato surgiu em 2002 de uma simplificação. Isto era uma coisa que eu gostava de pintar e tinha facilidade. Sim, "eu" é um dos meus assuntos favoritos, mas o tema do meu trabalho de repetição de auto retrato é a ilusão do ego.Entre 2003 e 2005 foi a época de maior empolgação de pintar/ carimbar os egos pela cidade. Eles ficavam lá dialogando, interferindo no caminho das pessoas.Com o tempo,desapareceram. Humor e intenção não são contraditórios. Meu humor tem uma intenção.

2) A prática das histórias em quadrinhos poderia levar seu trabalho para uma outra esfera. No entanto o stencil e o grafite foram determinantes no seu trabalho final. Quais são suas influencias?

Pinky &Cérebro, CasteloRá Ti Bum, Tele aula as 5 da manhã, Angeli&Laerte, Asterix&Obelix, Love and Rockets, Maurício de Souza, Manet, Toulouse-Lautrec, Malevich, Mondrian, Picasso, Jenny Holzer, Keith Haring, Banksy, Escif, Ricardo Basbaum, Escola de Patafísica, Rádio MEC (RJ), facebook , Silo, pacifismo, novo humanismo, consenso, democracia real , Batman Pobre, minha mãe, meus amigos, meu pai e todos os meus professores.

3) Você participou da bienal de artes de La Paz, com o tema Latidos urbanos. Um tema coincidente na sua proposta. Como foi o foco do trabalho, tendo artistas participantes como Karsten Konrad, Betsabeé Romero e Ramiro Cucaracha?

Só conheci estes artistas quando já estava lá, com tudo montado. A Betsabée é muito simpática e põe um visual exótico, meio matrona mexicana, o que deve agradar a muitos curadores.


O meu trabalho se chamava "La Creación" e se inspirava no livro "PopolVuh" que narra o mito da criação dos povos Quiché, nativos daqui da América do Sul.  Rabisquei uma cosmogonia de Contente®pelasparedes de uma sala em forma de caverna, no Museu Tambo Quiquincho saturando tudo de informação.Colagens, desenhos e textos `a grafite, rasuras, tinta spray etc.


4) Ultimamente tem alguma produção urbana no Brasil como foi feita em Bangkok?

Não. Eu sou muito introspectivo agora.Meus amigos todos reclamam que eu sumi.

5) O que te interessa na produção nacional hoje em dia?

Eu.

6) Quais os seus novos planos?

Construir a Democracia Real.

Oupelomenos:

Erradicar a concentração de riquezas e os monopólios de todo tipo.

Desestimular a produção de bens de luxo ou de alto valor agregado.

Criminalizar a especulação financeira.

Erradicar o comércio de educação, saúde e a especulação imobiliária.

Devolver a terra roubada às comunidades indígenas.

Parar a indústria bélica.

Encher a indústria automobilística de impostos altíssimos.

Exigir transporte público gratuito e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário