terça-feira, 3 de dezembro de 2013

06 perguntas para Tibúrcio

1) A exposição do seu trabalho pelo jornal O Fluminense, quando trabalhou na empresa, foi bastante grande. Você acredita que os ilustradores ainda precisam apenas desse meio de comunicação para que seu trabalho seja tão comentado como no impresso?

Tiburcio -  André, antes de mais nada obrigado pela oportunidade de poder expressar aqui minhas opiniões. Entendo que a exposição em uma mídia impressa é sempre boa para o ilustrador e quando essa mídia é de caráter nacional e de grande circulação, melhor ainda. No tempo do "O FLUMINENSE" a exposição era grande mas somente aqui na cidade de Niterói. Isso dava prestígio junto à comunidade local, mas pouco me serviu depois em jornais maiores. Coisa diferente acontecia com a MAD que tinha circulação nacional e grande tiragem - na época - que me resultou em trabalhos vindos de outros estados. Até hoje me causa espanto de pessoas que pelas redes sociais se lembram do meu trabalho lá. Já que eu poucos cartuns fazia, trabalhava mais como ilustrador mesmo. Hoje com a web a exposição de trabalhos ganha novos aspectos, mas ilustrar para um jornal ou impresso tem um valor enorme. É pena que os mesmos não a utilizem como antes, seria um enorme ganho para os jornais , leitores e ilustradores.

2) Pensa em reeditar personagens como Gazeta canina, Gino & Polaco ?

Tiburcio -
A Gazeta Canina eu iniciei junto com o André Diniz, os roteiros dele são impagáveis e simplérrimos. Nela eu tento repetir de forma canina a redação do "O FLUMINENSE"  da época em que lá trabalhei, mas nunca me debrucei de fato em roteirizá-la - o que seria o mais lógico já que é uma vivência minha -  e até hoje tento preencher essa lacuna, mas o Monarca me toma todo o tempo para esse tipo de trabalho. Gino & Polaco eu pretendo publicar na minha fan page os dois volumes que estão fora do prelo. Se vou prosseguir com eles só o tempo dirá.
A prioridade é mesmo o Monarca.

3) Como tem sido a repercussão trabalhando predominantemente com web?

Tiburcio - As pessoas te vêem certo? E essa é a parte boa. Mas elas te julgam também. E muitas vezes julgam sem ler o que você escreve - de fato se formos ler tuuudo que aparece não dá mesmo, eu mesmo leio poucas webcomics -  e aí acontecem coisas gozadas como o público que você gera em torno dos seus trabalhos. É muito curioso. Ainda tenho muito que aprender apesar de meu velho site ter 15 anos online.




4) Meu Monarca Favorito é um sucesso hoje. Essa procura pelo personagem se dá pela simpatia do traço ou pelo personagem principal e sua complexidade para a época?

Tiburcio -
É evidente que eu comemoro cada follower novo na fanpage do Monarca, estamos em 351 hoje, mas eu não creio que a tira seja um sucesso no sentido HQístico da palavra.  Existem muitas outras obras em webcomic com muitos mais followers. Mas o Monarca se comporta de forma diversa, ele é uma obra fechada online que você pode "encontrar" hoje ou amanhã e se apaixonar. Ele captura seus leitores a conta-gotas. Há um certo preconceito com a tira por ela colocar o regime monárquico - na verdade não é a monarquia, mas a figura do imperador -  na condição de "mocinho" da história. O Monarca não é uma apologia à monarquia como regime, mas a valores. A obra que é de ficção, tenta estimular uma autoestima histórica no leitor. Quem vence o preconceito gosta bastante. A tira também é sólida, tem um objetivo definido e consistente. Isso faz dela algo bem diferente do quadrinho normal. Isso sem falar que ela tem partes em texto corrido, cartum, charge, jornais... Mas chamar de sucesso é exagero.

5) O que você acha de idéias como a Image comics, idealizada por Todd McFarlane junto com os desenhistas como Jim Lee, Jim Valentino, Rob Liefeld, Sam Kieth entre outros? Acha que na atual situação economica do país e do mundo, essas cooperativas dariam certo por aqui?

Tiburcio -
Acredito que o caminho é sempre se tentar fazer uma obra sólida, e seja qual for a mídia ela vai encontrar no seu tempo o reconhecimento. acredito também que se quatro autores resolvem dividir um gibi impresso eles devem ter linhas de trabalho muito semelhantes para não confundir o leitor e formar público.

6) Quais os novos planos?

Tiburcio -
O Monarca em 2014 vai surpreender muita gente, vai ser muito importante o leitor ter o conhecimento dos arcos anteriores para se divertir mais com a história. Mas não posso precisar quando entrarei com as tiras , pois quero terminar tudo para não termos aquelas interrupções em função de trabalhos do estúdio como já aconteceu antes. Por hora, convido a todos a lerem os 125 episódios completos do Monarca que estão online.
Obrigado pela oportunidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário