quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CAVALHEIRO DO LOTAÇÃO



Você já ouviu a expressão: "fruto de sua época"? Então! Pedro I sempre foi uma figura exentrica, portanto, sempre visado por historiadores. Em compensação, em sua época era aclamado como imperador. O conceito de ditadura no país neste período, não era compreendido pelo povo nesse período, pois o povo brasileiro, na época de D. Pedro I, tinha sua atenção, cultura, portanto costumes, todos frutos de seu momento histórico.. D. Pedro I, a pedido do pai, ficou no Brasil para apressar a independência, pois outros paises estavam de olho da antiga colônia.
Ele deveria ocupar mais os palcos e cinemas do Brasil, pelas curiosidades interessantes de sua vida particular, vivenciadas no dia-a-dia, no relacionamento diário com a plebe brasileira. Como ser uma pessoa sem essas individualidades, tendo 18 nomes? Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Para não acontecer o mesmo com seu primogenito, deu apenas 15 nomes para Pedro II. Foi um insaciável amante, nosso Casanova, lembrando o monarca interpretado por Mel Brooks, em História do mundo parte I, em que passava lascivo entre as mulheres e dizia para a câmera: Como é bom ser Rei.
Nessa semana, os restos mortais de Dom Pedro 1º e de suas duas mulheres, Dona Leopoldina e Dona Amélia, foram exumados para estudo de mestrado do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo), pela primeira vez em 180 anos. Deu suas escapadas com uma das irmãs da marquesa de Santos, sua amante mais famosa, bem como com a dançarina Noemi Thierry e a irmã da própria. A exumação do corpo de D. Pedro I mostra que o imperador foi enterrado como Dom Pedro IV de Portugal, com roupas de general e revela que costelas fraturadas pioraram tuberculose que o matou. Lembrando que Pedro assumiu a liderança da luta para restituir à filha Maria da Glória o trono português, que havia sido usurpado pelo irmão, Dom Miguel, travando uma guerra civil que durou mais de dois anos. Inicialmente criou uma força expedicionária nos Açores (1832), invadiu Portugal, derrotou o irmão usurpador e restaurou o absolutismo. Agora montar o quebra-cabeça sobre se a queda do cavalo, onde sofreu a fratura na costela tenha influenciado na sua morte entre outras dúvidas. É uma figura realmente emblemática. Duas coisas p

Nenhum comentário:

Postar um comentário