1)
A série ‘Como o diabo gosta’ é lembrada sempre no conjunto da sua obra.
Anjos e demonios estão presentes sempre no pensamento do artista ou no
seu processo de trabalho, vai acumulando idéias ao longo do dia que
contemplem esse tema?
orlando – essa exposição foi um marco na minha vida. estava em
crise com meu trabalho, com meu traço, com o fato de ter migrado dos
grandes formatos para o A4 do scanner, etc.
acabei chegando a esse tema por acaso.
o espaço unibanco de cinema, na rua augusta, em são paulo, me ofereceu um espaço para expor e eu não tinha nada pronto.
uma jornalista da folha me pediu um desenho de um diabo e foi aí que descobri que esse poderia ser um bom tema.
o demônio é um anjo que não se encaixou e que acabou sendo amaldiçoado, como muitos de nós.
2) Nos EUA temos para os ilustradores: sites, portais e anuários,
relação com agentes, questões de valores e pagamentos. Como podem os
ilustradores brasileiros terem chance de trabalhar dignamente, sem as
poucas relações que existem nos EUA e ainda ter um mercado que parece
estar sendo dizimado pelo fechamento de revistas e redução dos postos em
jornais diários?
orlando – vivemos um período inédito, de grandes mudanças na forma como a imprensa era tratada.
hoje, emprego é somente um substantivo. não existe vínculo entre
profissionais e o veículo que lhe dá trabalho e isso é muito ruim mas
esse é o cenário e há pouco a fazer.
outros países, em maior ou menor intensidade, também acusaram o golpe.
não há leitores dispostos a pagar pelo o que a imprensa produz.
notícia vc pesca na internet através de portais e dos milhares de blogs ou micro-blogs disponíveis.
eles produzem no tícias não filtradas, muitas vezes não trabalhadas,
cheias de achismos mas que alimentam a roda gigante da net.
por outro lado, agentes funcionam somente em países com a economia
acelerada em que há muito trabalho e a mão de obra não dá conta.
aí é onde o agente entra buscando melhor preços e espaços para seus clientes.
no brasil os negócios ainda são levados de forma amadora. não que só os
agentes sejam profissionais mas aqui ainda vale muito o “passa aqui pra
tomar um café”.
valores, bons contratos e oportunidades só acontecem em países que se esforçam para que a economia forte seja boa para todos.
hoje, ela funciona bem para bancos, montadoras e fábricas de bens como tvs e geladeiras.
3) Qual a resposta que seu blog tem dado?
orlando – o blog é uma das coisas que eu mais tenho gostado de fazer. ele é o meu planeta diário, meu folha do orlando.
lá posto meus desenhos, falo sobre exposições e lançamentos, entrevisto gente além de meter meu bedelho onde achar que devo.
ilustradores acham que devem ficar quietos sem opinião de nada e
cartunistas acham que seu desenho já diz tudo e nem sempre é assim.
importante vc se manifestar como artista e cidadão.
4) Por que os cartuns eróticos não tem muita saída no Brasil? Falta mercado?
orlando – pensei muito nisso esses dias.
eu comecei a produzir algumas coisas com certo grau de erotismo algumas
vezes na vida. aliás, boa parte do meu trabalho orbita por isso mas
dias atrás assisti um documentário chamado o sexo nos quadrinhos que
apresentava coisas muito legais, especialmente francesas e pensei no
quanto estamos longe disso.
aqui há um erotismo mais bundudo ligado ao funk como eram as mulatas do
morro no auge do samba. poposudas e mulheres saradas. meio sacau isso.
se vc pergun tar o nome de alguém do desenho nessa área, vão citar o manara. é pouco, não?
realmente acho que pode ser uma excelente idéia trabalhar em algo nessa direção.
5) Quais os desafios que a SIB enfrenta nesse mercado? Quais os pontos negativos?
orlando – a sib a entidade de ilustradores mais longeva que o
brasil já teve. ela promove a reunião e debate em torno de ilustradores
profissionais e suas questões.
nunca foi ou agiu como sindicato e esse, acho, é seu grande mérito.
tudo é na base da conversa, do questionamento.
como toda entidade organizadas por desenhistas que têm sua vida
profissional a ser tocada, ela depende da boa vontade de associados e de
seu conselho. a equação não é simples.
os conselheiros dedicam seu tempo voluntariamente.
neste instante a entidade passa por reformulações e promove, durante o
ilustrabrasil!10, em outubro, um seminário para discutir seu futu ro a
médio e longo prazo.
6) Quais os novos planos?
orlando – a sib está, neste instante, reformulando seu site e todo o sistema de controle e participação dos associados.
esta será a última edição do ilustrabrasil! nesse formato tradicional.
a partir de 2015, se tornará uma bienal, mais abrangente e completa.
negociamos participação nas feiras do livro de frankfurt e bolonha em
que o brasil vai ser homenageados mas isso ainda é segredo.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
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